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Pesquisa mostra influência das redes sociais na escolha de métodos contraceptivos

Apesar de populares entre jovens, conteúdos sem embasamento científico aumentam riscos de desinformação

Atualizado em 23/09/2025 às 20:09, por Jaqueline Falcão.

Pesquisa mostra influência das redes sociais na escolha de métodos contraceptivos

Às vésperas do Dia Mundial da Contracepção (26/9), uma pesquisa inédita da Ipsos, encomendada pela Bayer, mostra que o ambiente digital é a principal fonte de informação sobre saúde para 59% das brasileiras — percentual que sobe para 62% entre jovens de 18 a 29 anos. Do total, 34% recorrem a sites e fóruns, 15% a grupos em redes sociais e 12% a influenciadores digitais, revelando o peso das plataformas na saúde reprodutiva, mas também o risco de consumir conteúdos sem embasamento científico.

O ginecologista Edson Ferreira, do Hospital das Clínicas da USP, alerta que experiências isoladas e mitos propagados na internet podem levar a escolhas inadequadas de métodos contraceptivos e aumentar os casos de gravidez não planejada. Embora 91% das mulheres já tenham utilizado algum método, há grande desconhecimento sobre opções de longa duração, como DIUs e implantes — 89% não sabem diferenciar o DIU de cobre do hormonal.

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O estudo também aponta que 25% das brasileiras não usam nenhum contraceptivo atualmente. Dados de pesquisas anteriores revelam que 62% já tiveram uma gestação não planejada, muitas vezes relacionadas a falha ou uso incorreto do método. Para 65% das entrevistadas, mais informação poderia ter evitado a gravidez.

Segundo especialistas, ampliar o acesso a conteúdos de qualidade é essencial para democratizar o cuidado reprodutivo. Hoje, métodos modernos e seguros, como os DIUs hormonais e de cobre, além de implantes, estão disponíveis, inclusive com cobertura obrigatória nos planos de saúde — um direito ainda desconhecido por 67% das entrevistadas, sobretudo nas classes mais baixas.
O estudo foi realizado com 800 mulheres entre 18 e 60 anos, em todas as regiões do Brasil, no mês passado.