Assine nossa Newsletter:
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Metsul alerta que chuva segue forte nas próximas horas e agravará inundações

.

Atualizado em 13/09/2023 às 14:09, por Equipe SMO.

Risco de chuva localmente forte a torrencial persiste na segunda metade desta quarta-feira com mais alagamentos

A MetSul alerta que a chuva segue forte a intensa em parte do Rio Grande do Sul nas próximas horas devido à influência de um centro de baixa pressão entre o estado gaúcho e Santa Catarina que reforça a instabilidade no Sul do Brasil e dará origem a um ciclone extratropical a Leste da costa gaúcha nesta quinta.

O centro de baixa pressão estava no final da manhã de hoje sobre a Metade Norte gaúcha. Da tarde para a noite desta quinta, a área de baixa pressão estará sobre o Atlântico junto ao Sul de Santa Catarina e o Litoral Norte gaúcho, mas não será muito profunda. Amanhã, o sistema se aprofunda como ciclone no Atlântico.

/apidata/imgcache/e5ff5b2b549de691f65cfc4748c4e6b4.jpeg

A atuação da baixa pressão traz chuva forte a intensa na segunda metade desta quarta-feira em especial em cidades do Centro, Norte, Leste e o Nordeste do estado com pancadas que serão torrenciais em alguns momentos com elevados volumes em curto intervalo, gerando ainda mais alagamentos, o que já ocorre em diversas cidades.

A persistência da chuva deve agravar o problema dos alagamentos e das inundações que ocorrem principalmente em cidades do Centro, do Sul e da Grande Porto Alegre, onde são vários pontos com muita água acumulada.

Uma barragem de pequeno porte às margens da BR-116, em Camaquã, se rompeu devido ao grande volume de chuva e inundou todas as pistas do quilômetro 383. O fluxo de veículos está paralisado entre Tapes e Camaquã e não há previsão de liberação do trecho. Viatura da Polícia Rodoviária Federal foi arrastada pela correnteza, mas o policial se salvou.

/apidata/imgcache/c6815b5c82db5d4cfbba55beb5dced63.jpeg

Porto Alegre e outras cidades da região metropolitana registram vários pontos de alagamentos e inundações. A situação é muito complicada em pontos de Canoas, Viamão e Guaíba. A chuva acumulada na zona Norte de Porto Alegre em 24 horas até o meio-dia passava de 80 mm. Em Viamão, atingia 105 mm em 24 horas. Em Canoas, 94 mm.

A chuva mais intensa deve ocorrer até meados da tarde de hoje, mas à noite a tendência é que perca força na maioria das áreas. O estado passará a enfrentar na noite de hoje o começo de circulação ciclônica com chuva e vento. Em circulação, há risco de chuva forte a intensa localizada com risco de ventania.

Amanhã, o dia ainda começa com chuva e garoa em várias cidades, mas o tempo já começa a secar e firmar no Oeste e no Noroeste. A instabilidade maior no começo da quinta será no Sul e no Leste do estado pela maior proximidade do ciclone.

No decorrer do dia, à medida que o ciclone se afasta, a circulação diminui e a chuva para com aberturas de sol na maioria das cidades gaúchas. Pontos isolados ainda poderão ter instabilidade.

/apidata/imgcache/676934f3b347bb11ac29e12aa7bbf424.jpeg

Na sexta e no fim de semana, com a influência de um centro de alta pressão, o tempo firme vai predominar com muito sol. A temperatura vai se elevar rapidamente durante o fim de semana e a tendência é de um domingo de sol e forte calor durante a tarde em vários municípios.