Assine nossa Newsletter:
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Instabilidade atinge diversas regiões do Estado nesta sexta

Frente fria avança entre esta sexta e o sábado pelo Centro-Sul do Brasil e Rio Grande do Sul será o estado mais impactado com chuva intensa e temporais.

Atualizado em 09/05/2025 às 08:05, por Equipe SMO.

Frente fria avança entre esta sexta e o sábado pelo Centro-Sul do Brasil e Rio Grande do Sul será o estado mais impactado com chuva intensa e temporais.

Frente fria vai avançar entre esta sexta e o sábado com chuva e temporais isolados por vários estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, conforme a previsão da MetSul Meteorologia.

A máxima atividade da frente fria vai ocorrer sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta com volume muito altos a localmente extremos de chuva com tempestades localizadas de vento e possível queda de granizo.

Uma área de baixa pressão sobre o território gaúcho, acompanhando a frente fria, vai contribuir para intensificar muito o sistema frontal no Rio Grande do Sul e favorecer a chuva volumosa com tempo severo.

/apidata/imgcache/e5ff5b2b549de691f65cfc4748c4e6b4.jpeg

A frente fria, ademais, encontrará em sua dianteira ar muito quente trazido por corrente de jato em baixos níveis, agravando o risco de fenômenos severos localizados de vento destrutivo, como microexplosões e talvez até tornados.

Embora o risco de tempo severo por vento e granizo isolado, o maior impacto da frente no Rio Grande do Sul será a ocorrência de chuva, com altos volumes em diversos locais do estado. Somente nesta sexta-feira, alguns municípios gaúchos podem ter acumulados de chuva de 100 mm a 200 mm.

A chuva, por vezes, será muito intensa e torrencial com volumes por demais elevados em curto período, de 50 mm a 100 mm em menos de três horas, e até de 100 mm a 150 mm em menos de seis horas, em algumas localidades.

São volumes excessivamente altos em curto período e que sistemas de macrodrenagem urbana da cidade, por mais robustos que sejam, são incapazes de absorver. Por isso, é alto o risco de que ocorram alagamento e inundações repentinas com possibilidade de enxurradas.

/apidata/imgcache/c6815b5c82db5d4cfbba55beb5dced63.jpeg

A instabilidade nesta sexta-feira será mais forte no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho, onde são esperados os maiores acumulados de chuva. Mais ao Norte e ao Nordeste do estado, os acumulados de precipitações não tendem a ser excessivos, embora deva chover forte em vários locais.