Assine nossa Newsletter:
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Família são-marquense vive drama após acidente trágico e aguarda providências na Saúde Pública

Itamar Cenai Baldissera, 65 anos, segue internado aguardando transferência para procedimento na coluna. Família cogita intervenção judicial para conseguir leito. A esposa de Itamar, Eliane da Fonseca, de 55 anos foi sepultada hoje em São Marcos.

Atualizado em 07/12/2023 às 14:12, por Equipe SMO.

Itamar Cenai Baldissera, 65 anos, segue internado aguardando transferência para procedimento na coluna. Família cogita intervenção judicial para conseguir leito. A esposa de Itamar, Eliane da Fonseca, de 55 anos foi sepultada hoje em São Marcos. Filha grávida e genro do casal passam bem

Uma tragédia ocorrida no último sábado (2) na ERS 453, em Garibaldi, abalou a comunidade de São Marcos. O acidente envolvendo um Peugeot e um HB20 onde estava a família resultou na perda irreparável de Eliane da Fonseca, de 55 anos. No entanto, a tristeza da família Fonseca se vê agravada pela situação do patriarca, Itamar Cenai Baldissera, 65 anos, que segue internado em Garibaldi, aguardando transferência para procedimento na coluna e tratamento.

/apidata/imgcache/c6815b5c82db5d4cfbba55beb5dced63.jpeg

Após o acidente, as equipes de resgate atuaram prontamente, levando os feridos, incluindo Itamar, ao Hospital Beneficente São Pedro. Infelizmente, Eliane não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na noite de segunda-feira (4). Sua despedida ocorreu na manhã desta quarta-feira (6) em São Marcos.

O drama da família se intensifica diante da espera pela transferência, indispensável para o tratamento adequado de Itamar. Nem o Hospital São João Bosco, de São Marcos, nem o Hospital São Pedro, de Garibaldi, tem especialistas nesse tipo de lesão. Itamar está cadastrado no Gerint (Central de Leitos) aguardando vaga para traumatologia. Ainda não há previsão, mas o estado dele é atualizado diariamente.

Foi informado à reportagem que o hospital de referência para o caso seria o Hospital São Carlos de Farroupilha. Segundo a gerência do Hospital São Pedro, a lesão de Itamar é uma fratura de vértebra C7. Para entender melhor a gravidade da lesão, a vértebra C7, parte superior 7 da coluna cervical, é crucial para a função normal e mobilidade do pescoço.

/apidata/imgcache/676934f3b347bb11ac29e12aa7bbf424.jpeg

Uma das filhas do casal, grávida de dois meses, estava no veiculo e teve ferimentos leves no acidente. Seu companheiro passou por cirurgia após conseguir ser transferido para São Marcos e encontra-se em observação no Hospital São João Bosco, passando bem.

Diante da espera e da dor, a família está se mobilizando para acionar o Ministério Público visando ordem judicial no sentido de acelerar o processo de transferência para hospital especializado. Enquanto espera, eles tem que conviver com a perda e o sentimento de impotência.

Em contato com Eduardo Rizzo, Diretor da Secretaria da Saúde de São Marcos, esclarecimentos foram prestados quanto à responsabilidade da transferência entre hospitais e a espera pela disponibilidade de leitos. Rizzo indicou que a solicitação de leitos é feita pelos profissionais médicos quando o paciente está clinicamente apto, e a Secretaria de Saúde é responsável pelo transporte após a transferência ser regulada, assim como ocorreu no caso do genro de Itamar.

/apidata/imgcache/e5ff5b2b549de691f65cfc4748c4e6b4.jpeg

O São Marcos Online continuará acompanhando de perto essa situação, buscando informações junto às autoridades de saúde e judiciárias, na esperança de que a família encontre o apoio necessário nesse momento difícil. Nossos sentimentos à família Fonseca-Baldissera neste momento de profunda tristeza e luta por justiça e assistência adequada.