Assine nossa Newsletter:
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Estão abertas as inscrições para o alistamento militar obrigatório

O prazo vai até 30 de junho. As inscrições podem ser feitas pela internet Jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos, durante o ano de 2022, devem realizar, o alistamento militar obrigatório. O prazo iniciou em 1° de janeiro e vai até 30 de junho.

Atualizado em 04/01/2022 às 09:01, por Equipe SMO.

O prazo vai até 30 de junho. As inscrições podem ser feitas pela internet

Jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos, durante o ano de 2022, devem realizar, o alistamento militar obrigatório. O prazo iniciou em 1° de janeiro e vai até 30 de junho. As inscrições online podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br .

Para a inscrição online é necessário ter em mãos os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

/apidata/imgcache/e5ff5b2b549de691f65cfc4748c4e6b4.jpeg

Para quem não tem acesso ao um computador pessoal, a inscrição pode ser feita por um telefone celular, instalando o aplicativo de alistamento, disponível para IOS e Android. A documentação é a mesma para ambos os casos.

Casos especiais

Em alguns casos, o alistamento só pode ser feito presencialmente. É a situação do jovem que for arrimo de família, ou seja, o único responsável pelo sustento da família. Nessa situação, o jovem deve apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e também apresentar documentos que comprovem sua condição de arrimo.

Outra situação é para os jovens que se enquadrem na condição de pessoa com deficiência. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa o “portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças”.

/apidata/imgcache/c6815b5c82db5d4cfbba55beb5dced63.jpeg

Caso a pessoa não tenha condição de comparecer à JSM por incapacidade absoluta, ele poderá ser representado por tutor ou curador.

Nome social

A legislação prevê ainda a possibilidade de o jovem se alistar com o nome social. Nesse caso, o jovem deve se dirigir à junta militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social, disponível neste endereço.

Para quem mora no exterior, é necessário dirigir-se à repartição consular com certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto.

/apidata/imgcache/676934f3b347bb11ac29e12aa7bbf424.jpeg

A seleção dos jovens para ingresso nas Forças Armadas ocorre no período de 1º de julho a 28 de outubro. A primeira etapa é um teste de conhecimentos gerais, seguido de exames médicos e psicotécnicos. Após o resultado, os jovens podem ser incorporados ou dispensados do serviço militar. Caso seja dispensado, o jovem recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Ele participa de uma cerimônia onde se compromete a se apresentar futuramente, caso seja necessário.