Hospital Samaritano recebe certificação de excelência clínica
Certificação reconhece avanços na segurança do paciente e na qualidade do cuidado com dispositivos venosos

O Hospital Samaritano Higienópolis recebeu a certificação de Excelência Clínica – nível Signature do Programa de Gestão do Acesso Vascular (VAM-IBSP), concedida pela BD em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). A unidade é a primeira do país a alcançar o mais alto nível da iniciativa, que reconhece instituições com melhores práticas no uso de dispositivos venosos, priorizando segurança, prevenção de infecções e redução de complicações.
Entre 2023 e 2024, o hospital reduziu de 33 para 18 os casos de infecção relacionados ao acesso vascular, além de diminuir a incidência de flebites (de 8,8 para 6,8 casos) e a taxa de trombose associada a cateter PICC (de 0,39% para 0,09%). O reconhecimento também levou em conta a adoção de protocolos baseados em evidências, capacitação de equipes e uso de tecnologias como o ultrassom.
Os pacientes relataram maior conforto e segurança com a escolha mais adequada do acesso venoso. O programa se apoia em cinco pilares: prevenção de infecções, prevenção de tromboembolismo venoso, seleção correta do dispositivo, manutenção adequada e análise de risco.
“A implementação do Programa VAM no hospital foi orientada pelo compromisso da instituição em oferecer a melhor e mais segura terapia venosa e gerenciamento de acesso vascular. A parceria com a BD e IBSP possibilitou o ajuste de rotas estratégicas e operacionais, promovendo a melhoria contínua das práticas já adotadas”, explica Jerusa Armani, enfermeira especialista em terapia infusional e coordenadora do grupo de cateteres do Hospital Samaritano.