Assine nossa Newsletter:

Brasil terá produção própria de liraglutida e semaglutida com acordo EMS–Fiocruz

Medicamentos são usados no tratamento de diabetes e obesidade

Atualizado em 12/08/2025 às 09:08, por Jaqueline Falcão.

Brasil terá produção própria de liraglutida e semaglutida com acordo EMS–Fiocruz

Homem com fita métrica medindo circunferência abdominal

A Fiocruz, por meio de Farmanguinhos, e a farmacêutica EMS firmaram, em 6 de agosto, dois acordos inéditos para a produção nacional de liraglutida e semaglutida, medicamentos injetáveis inovadores para o tratamento de diabetes e obesidade.

O acordo prevê a transferência de tecnologia da síntese do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) e do produto final para a Fiocruz. A produção começará na fábrica da EMS, em Hortolândia (SP), até que a tecnologia seja integralmente transferida para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, no Rio de Janeiro.

A iniciativa fortalece a indústria farmacêutica nacional, amplia a capacidade tecnológica das instituições públicas e marca a entrada da Fiocruz na produção de medicamentos injetáveis. O anúncio ocorreu durante o Fórum Saúde, em Brasília, com a presença de autoridades, empresários e especialistas.
A expectativa agora é que o preço seja bem menor que os tradicionais medicamentos vendidos. Lembrando que sempre procurar um médico para tratamento de obesidade, que é uma doença.