sábado , Fevereiro 24 2018
Home / Tratamentos / Você sabe qual o papel da vitamina D no seu corpo?

Você sabe qual o papel da vitamina D no seu corpo?

A Vitamina D ganhou status de ser uma das substâncias mais importantes para a saúde por sua grande importância para o funcionamento cardiovascular, imunológico, memória, muscular e reprodutivo.

“Na verdade, a vitamina D atua como um hormônio no corpo.  Se olharmos pela ótica de que  as vitaminas não são sintetizadas no organismo, mas sim conseguidas por meio da alimentação.  A vitamina D, pelo contrário, é sintetizada pelo organismo humano a partir dos alimentos ingeridos, sendo por isso, classificadas na categoria “hormônios”. Ela vem de duas fontes principais: dieta e exposição ao sol ( como ela será ativada)”, explica a médica endocrinologista Juliana Garcia Dias, que tem clínica no Rio de Janeiro.

A principal fonte de vitamina D na alimentação vem do ergocalciferol, presente nos cogumelos, como por exemplo aqueles cogumelos grandes, os portobelos. “E das fontes de colecalciferol que são: peixes de águas frias – como atum e salmão. Fígado bovino e óleo de fígado de bacalhau também entram na lista” , completa a médica.

Para produzirmos a vitamina D precisamos da exposição da pele ao sol, sem proteção, aos raios UvB presentes nos horários entre 10-16hrs. “Nesse horário não há nível de exposição solar segura, principalmente no verão , já que pode trazer problemas como envelhecimento precoce e câncer.

Além disso, fatores individuais como peso e genética podem fazer com que a exposição solar não seja eficaz na ativação da vitamina D no corpo. Isto é, você pode se expor ao sol e mesmo assim não atingir concentração adequada no sangue”, alerta a endocrinologista.

O que fazer então? Tomar sol, se proteger? Tomar vitamina D?

A especialista recomenda: “tomar 15 minutos de sol antes das 10 e após as 16horas. Sempre se proteger com roupa e protetor solar fora desse horário.  Consumir os alimentos ricos em vitamina D. E avaliar com seu endocrinologista a necessidade de suplementação desse hormônio. A dose deve ser calculada para cada pessoa de acordo com doenças e riscos associados, mas não se recomenda manter valores muito altos de vitamina D no sangue”.

Foto: Pixabay/Free Images

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

Jaqueline Falcão
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Empresas brasileiras participam de feira de produtos médicos em Dubai

Empresas brasileiras vão participar pelo 15º ano da Arab Health, feira reconhecida como a segunda …