sábado , Fevereiro 24 2018
Home / Lifestyle / Seis razões para você consumir produtos lácteos

Seis razões para você consumir produtos lácteos

Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios (C), mostra como os lácteos representam o balanço ideal entre saúde e facilidade de acesso a alimentos nutritivos:

1. Têm boa relação custo/benefício: segundo a metodologia do NutrientRichFoods (NRF), que em um de seus estudos avaliou o custo-benefício dos alimentos, os produtos lácteos (junto com outros alimentos) apresentam a melhor relação nutrientes/custo para uma dieta equilibrada da população, já que são produtos acessíveis ao consumidor e ricos em cálcio e proteínas.

2. Apresentam alta densidade nutricional: ainda de acordo com o índice do NRF, o leite é um alimento de elevada densidade nutricional, já que possui grande concentração de nutrientes em relação ao seu teor calórico.

3. Fontes de nutrientes (vitaminas e minerais): o cálcio é só um dos nutrientes dos lácteos. Além dele, o fósforo fortalece os ossos e protege a membrana das células; o magnésio participa no metabolismo de energia; a vitamina A atua na visão e no crescimento das células; já as vitaminas do complexo B atuam no metabolismo energético e neuromuscular. A vitamina B12 contribui para o aumento de glóbulos vermelhos.

4. Possuem proteínas de alto valor biológico: eles têm todos os aminoácidos que o corpo humano não consegue produzir.

5. Previnem doenças cardiovasculares: os ácidos graxos das famílias Ômega 3 e 6, encontrados na gordura poli-insaturada dos lácteos atuam, principalmente, na prevenção de doenças cardiovasculares e impedem o acúmulo de gordura nas artérias.

6. Melhoram a absorção de outros nutrientes: peptídeos bioativos são conjuntos de aminoácidos encontrados em alimentos de origem animal e o leite é considerado o alimento com maior diversidade de peptídeos bioativos. Os peptídeos se tornam bioativos durante o processo digestivo e quando isso acontece, começam a atuar no organismo, melhorando a absorção de nutrientes. Além disso, têm ainda funções antimicrobianas, antioxidantes, anti-hipertensivas e imunomoduladoras.

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

Jaqueline Falcão
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Tudo o que você precisa saber sobre Febre Amarela

A febre amarela é a preocupação da população no momento e tem levado as pessoas …