sábado , Fevereiro 24 2018
Home / Coração / Conheça as frutas aliadas do coração

Conheça as frutas aliadas do coração

São vários os benefícios das frutas. Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Elcio Pires Júnior, existem algumas frutas que ajudam na saúde do coração. “Além de trazer benefícios ao corpo e hidratar, elas podem reduzir níveis de colesterol, limpar artérias e até contribuir para o sistema cardiovascular”, afirma o especialista.

Abaixo, algumas frutas amigas do coração:

Goiaba: Essa fruta é rica em vitamina C e ajuda a reduzir o nível do colesterol e a pressão arterial. “O ideal é consumir a goiaba quando ainda não terminou de amadurecer”, explica Elcio Pires.

Banana: É uma grande fonte de potássio e com isso reduz o risco de hipertensão, além de contribuir para aumentar a energia.

Mamão:  Rico em vitamina C e vitamina A ele controla o fluxo de sangue, auxiliando na manutenção da pressão arterial em níveis adequados.

Kiwi: Fonte de potássio, magnésio e vitaminas A e E, a fruta tem um efeito positivo sobre o colesterol e protege contra o surgimento de placas nas artérias.

Manga: Podemos encontrar muitas variedades no mercado que nos fornecem as vitaminas A e C, assim como magnésio. É por esta razão que contribui para o sistema cardiovascular, reduzindo a pressão arterial e regulando o colesterol. Para obter o máximo benefício é preferível consumir a manga de forma natural.

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

Jaqueline Falcão
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Campanha “Junto ao seu coração” alerta sobre diabetes e doenças cardíacas

O diabetes é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do …