sábado , Fevereiro 24 2018
Home / Beleza / Atividade física pode ser aliada na prevenção de varizes

Atividade física pode ser aliada na prevenção de varizes

 

As atividades físicas, principalmente aquelas que trabalham a musculatura das pernas, são de grande importância para manter a circulação de sangue. “O nosso corpo possui uma bomba muscular, que funciona independe do nosso comando, chamada coração. Ele é responsável por distribuir o sangue para os nosso órgãos e extremidades. No entanto, para o sangue retornar ao coração, ele também precisa ser bombeado. E quem faz esse trabalho em parte são os nossos músculos”, explica o angiologista Leonardo Almeida, diretor da clínica Inovas, no Rio de Janeiro. “Portanto, manter atividades que fortaleçam a musculatura faz parte do tratamento de quem tem varizes”, afirma o médico.

Qualquer movimento que trabalhe a musculatura das pernas ajudam na circulação do sangue. “Medidas simples como ficar na ponta do pé e voltar, repetidamente, acionam a musculatura das panturrilhas e dos pés, bombeando o sangue que está presente no sistema venoso. Quando sentados, simular o movimento de pisar no acelerador de um carro, funciona da mesma forma”, explica o especialista.

Além disso, outras medidas simples podem ser boas para a saúde vascular: “quando estamos em casa, em repouso, podemos elevar as pernas, de forma que a força da gravidade atue ajudando o sangue a voltar para o coração”, complementa o médico.

Lembre-se de consultar um médico especialista. E antes de praticar atividade física procure orientação.

Mais informações: www.clinicainovas.com.br

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

Jaqueline Falcão
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Nivea lança edição limitada de hidratantes labiais para inverno

A  Nivea lançou uma edição especial do hidratante labial Original Care para celebrar o inverno. …